“Ler, verbo transitivo, é um processo
complexo e multifacetado: depende da natureza, do tipo, do gênero daquilo que
se lê, e depende do objetivo que se tem ao ler. Não se lê um editorial de
jornal da mesma maneira e com os mesmos objetivos com que se lê a crônica de
Veríssimo no mesmo jornal; não se lê um poema de Drummond da mesma maneira e
com os mesmos objetivos com que se lê a entrevista do político; não se lê um
manual de instalação de um aparelho de som da mesma forma e com os mesmos
objetivos com que se lê o último livro de Saramago. Só para dar alguns poucos
exemplos.” – Magda Soares.
A leitura literária precisa ser
motivadora, visto que atualmente, devido a correria do dia a dia, as pessoas
não têm muito tempo para nada e com isso os livros acabam por ocupar um lugar
secundário na vida das mesmas. “As motivações para a leitura literária teriam
de ultrapassar esse contexto de urgência e ser encaradas em nível cultural mais
amplo que o escolar, para que se relacionem à cidadania crítica e criativa, à
vida social, ao cotidiano, tomando-se um letramento literário de fato, ao
compor a vida cotidiana da maioria dos indivíduos” (PAULINO, p. 65).
PAULINO, Maria das Graças Rodrigues. Algumas especificidades da leitura
literária. Leituras Literárias: Discursos Transitivos, Coleção Literatura e
Educação, p. 55-68, 2008.
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