segunda-feira, 25 de junho de 2012

Leitura Literária


“Ler, verbo transitivo, é um processo complexo e multifacetado: depende da natureza, do tipo, do gênero daquilo que se lê, e depende do objetivo que se tem ao ler. Não se lê um editorial de jornal da mesma maneira e com os mesmos objetivos com que se lê a crônica de Veríssimo no mesmo jornal; não se lê um poema de Drummond da mesma maneira e com os mesmos objetivos com que se lê a entrevista do político; não se lê um manual de instalação de um aparelho de som da mesma forma e com os mesmos objetivos com que se lê o último livro de Saramago. Só para dar alguns poucos exemplos.” – Magda Soares.

A leitura literária precisa ser motivadora, visto que atualmente, devido a correria do dia a dia, as pessoas não têm muito tempo para nada e com isso os livros acabam por ocupar um lugar secundário na vida das mesmas. “As motivações para a leitura literária teriam de ultrapassar esse contexto de urgência e ser encaradas em nível cultural mais amplo que o escolar, para que se relacionem à cidadania crítica e criativa, à vida social, ao cotidiano, tomando-se um letramento literário de fato, ao compor a vida cotidiana da maioria dos indivíduos” (PAULINO, p. 65).


PAULINO, Maria das Graças Rodrigues. Algumas especificidades da leitura literária. Leituras Literárias: Discursos Transitivos, Coleção Literatura e Educação, p. 55-68, 2008.

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