segunda-feira, 25 de junho de 2012

Literatura no livro didático


A escola se utiliza da literatura para a formação social da criança e esta criança tem contato com a literatura, na maioria das vezes, através de livros didáticos. Mas na maioria das vezes, os textos literários são transformados em textos informativos.
Muitas vezes, para trabalhar a Língua Portuguesa, os livros utilizam das mais diversas literaturas para transformar o processo de ensino-aprendizagem mais agradável e envolvente.
A literatura e sua leitura podem acontecer de maneira mais subjetiva, com uma elaboração especial da língua e com a constituição de universos ficcionais ou imaginários. Já os livros didáticos precisam ser mais objetivos, para que guie o aluno para a interpretação. Sendo a assim, a literatura contida nos livros didáticos é controlada.
Geralmente, “o livro didático apresenta um fragmento sem textualidade, sem uma unidade de linguagem” (PASSOS, p. 157), o que pode levar a falta de sentido à leitura.
“O trabalho com o texto literário presente no livro didático contribui somente para a formação social da criança (que deve aprender como se comportar na sociedade) e para o ensino da Língua Portuguesa. Logo, leitores de literatura não estão sendo formados pela escola” (PASSOS, p. 159).

PASSOS, Marta. Literatura no livro didático. Leitura Literária, a mediação escolar. Belo Horizonte. Faculdade de Letras da UFMG. 2004

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