A escola se utiliza da literatura para a
formação social da criança e esta criança tem contato com a literatura, na
maioria das vezes, através de livros didáticos. Mas na maioria das vezes, os
textos literários são transformados em textos informativos.
Muitas vezes, para trabalhar a Língua
Portuguesa, os livros utilizam das mais diversas literaturas para transformar o
processo de ensino-aprendizagem mais agradável e envolvente.
A literatura e sua leitura podem
acontecer de maneira mais subjetiva, com uma elaboração especial da língua e
com a constituição de universos ficcionais ou imaginários. Já os livros
didáticos precisam ser mais objetivos, para que guie o aluno para a
interpretação. Sendo a assim, a literatura contida nos livros didáticos é
controlada.
Geralmente, “o livro didático apresenta
um fragmento sem textualidade, sem uma unidade de linguagem” (PASSOS, p. 157),
o que pode levar a falta de sentido à leitura.
“O trabalho com o texto literário
presente no livro didático contribui somente para a formação social da criança
(que deve aprender como se comportar na sociedade) e para o ensino da Língua
Portuguesa. Logo, leitores de literatura não estão sendo formados pela escola”
(PASSOS, p. 159).
PASSOS, Marta. Literatura no livro didático. Leitura Literária, a mediação escolar. Belo Horizonte. Faculdade de Letras da UFMG. 2004
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