terça-feira, 26 de junho de 2012

Autores importantes para a Literatura Infantil no Brasil

Angela Lago




Angela Maria Cardoso Lago (Belo Horizonte, 1945) é uma escritora e ilustradora brasileira. Nasceu em Belo Horizonte e dedica-se há 30 anos à Literatura Infantil.
A maior parte de sua obra é dedicada às crianças. Em alguns de seus livros não usa palavras, apenas imagens.
Entre suas obras destaca-se Cena de Rua, premiado na França e na Bienal de Bratislava. Cena de Rua foi publicado no México, na França, nos Estados Unidos da América e no Brasil.


Rui de Oliveira



Rui de Oliveira nasceu no Rio de Janeiro. Estou pintura, artes gráficas e ilustração. Em 1975 foi contrato pela Rede Globo como diretor de arte e o seu principal trabalho na emissora foi com o Sítio do Pica Pau Amarelo. É professor há 25 anos de Desenho Industrial na Escola de Belas Artes da UFRJ.


Ana Maria Machado



Na vida da escritora Ana Maria Machado, os números são sempre generosos. São 40 anos de carreira, mais de 100 livros publicados no Brasil e em mais de 18 países somando mais de dezoito milhões de exemplares vendidos. Os prêmios conquistados ao longo da carreira de escritora também são muitos, tantos que ela já perdeu a conta. Tudo impressiona na vida dessa carioca nascida em Santa Tereza, em pleno dia 24 de dezembro.

Ricardo Azevedo


Ricardo Azevedo, escritor e ilustrador paulista nascido em 1949, é autor de mais cem livros para crianças e jovens. Tem livros publicados na Alemanha, Portugal, México, França e Holanda. Bacharel em Comunicação Visual pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Pesquisador na área de cultura popular. Professor convidado em cursos de especialização em Arte-Educação e Literatura. Tem dado palestras e escrito artigos, publicados em livros e revistas, abordando problemas do uso da literatura de ficção na escola.


Manoel de Barros




Manoel Wenceslau Leite de Barros nasceu em Cuiabá (MT) no Beco da Marinha, beira do Rio Cuiabá, em 19 de dezembro de 1916, filho de João Venceslau Barros, capataz com influência naquela região. Mudou-se para Corumbá (MS), onde se fixou de tal forma que chegou a ser considerado corumbaense. Atualmente mora em Campo Grande (MS). É advogado, fazendeiro e poeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário