Segundo Juracy Saraiva, a literatura
permite que o aluno assuma uma atitude crítica em relação ao mundo!
Na escola a literatura ainda é um
gênero bastante mitificado, pois os professores culpam os pais pela falta de
interesse por parte dos alunos em relação à literatura, além da dificuldade
própria do processo de decodificação da língua por parte das crianças em fase
de alfabetização. No entanto os professores não levam em conta a importância da
seleção dos textos e das sugestões de atividades, estas devem ser dinâmicas e
criativas, despertando assim o interesse do aluno.
O professor é a ponte entre a literatura
e a realidade, a escola é responsável pela formação do leitor.
Através desse livro, a autora traz
resultados de uma pesquisa feita em salas de aula de cinco escolas municipais
de Porto Alegre; e quatro escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul.
Na primeira parte ela faz uma
abordagem mais teórica, traz textos interessantíssimos sobre a literatura e
seus leitores, mostra a importância da seleção de textos que se adequem ao
perfil da turma, além da abordagem histórica sobre a literatura infantil. Na
segunda parte do texto ela mostra sugestões de atividades, como foram
trabalhadas e quais foram os resultados, proporcionando uma série de sugestões
para que os professores trabalhem com suas turmas.
Juracy finaliza seu livro com
depoimentos de alunos, professores e pais em relação ao trabalho realizado.
Todos os entrevistados parabenizaram esse trabalho, se mostrando satisfeitos e
com uma vontade de realizar outros, e o melhor de tudo: os alunos participaram
efetivamente das atividades e mostraram expectativas para a realização de
outros.
SARAIVA, Juracy Assmann (org.). Literatura e
Alfabetização, do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre, 2001.
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