domingo, 3 de junho de 2012

Literatura e Alfabetização


Segundo Juracy Saraiva, a literatura permite que o aluno assuma uma atitude crítica em relação ao mundo! 
Na escola a literatura ainda é um gênero bastante mitificado, pois os professores culpam os pais pela falta de interesse por parte dos alunos em relação à literatura, além da dificuldade própria do processo de decodificação da língua por parte das crianças em fase de alfabetização. No entanto os professores não levam em conta a importância da seleção dos textos e das sugestões de atividades, estas devem ser dinâmicas e criativas, despertando assim o interesse do aluno.
O professor é a ponte entre a literatura e a realidade, a escola é responsável pela formação do leitor.




Através desse livro, a autora traz resultados de uma pesquisa feita em salas de aula de cinco escolas municipais de Porto Alegre; e quatro escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul. 
Na primeira parte ela faz uma abordagem mais teórica, traz textos interessantíssimos sobre a literatura e seus leitores, mostra a importância da seleção de textos que se adequem ao perfil da turma, além da abordagem histórica sobre a literatura infantil. Na segunda parte do texto ela mostra sugestões de atividades, como foram trabalhadas e quais foram os resultados, proporcionando uma série de sugestões para que os professores trabalhem com suas turmas.
Juracy finaliza seu livro com depoimentos de alunos, professores e pais em relação ao trabalho realizado. Todos os entrevistados parabenizaram esse trabalho, se mostrando satisfeitos e com uma vontade de realizar outros, e o melhor de tudo: os alunos participaram efetivamente das atividades e mostraram expectativas para a realização de outros.

SARAIVA, Juracy Assmann (org.). Literatura e Alfabetização, do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre, 2001.

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